domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Lar do Passarinho

Me valendo de uma musica do Gabriel o Pensador (http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/96117/ Brasa)
Vou escrever alguns pensamentos...
Um poeta já falou, vendo o homem e seu caminho: 
"o lar do passarinho é o ar, e não o ninho".
Vejo algumas pessoas buscando coisas fora do país, buscando uma vida melhor ou simples turismo.
Algumas pessoas querem "curtir" a vida e eu vejo que eu penso bem diferente...
Outras pessoas querem viver a vida intensamente, viver "altas" emoções, no limite...
Me pergunto: "Pra quê?" e "Por quê?
Algumas respostas de que eu ouvi se referem a vida que levam e eu percebo que algumas delas nada tem de interessante ou não acham isso as coisas de seu cotidiano...
Uns procuram o escuro e o som alto com pessoas desconhecidas aglomeradas no mesmo lugar.
Outros procuram suas origens, uns outros aprendizado.
Conhecer um lugar novo é legal, pessoas novas mais ainda, eu bem o sei, mas... Que tipo de lugar e pessoas você quer perto de você?
Nesse carnaval eu fui a um retiro e lá fiz tantas coisas boas, me fantasiei fazendo personagens das peças guias do tema da COMEERJ, cantei musicas edificantes, brinquei de dançar, compartilhei minhas emoções e conhecimentos com os jovens a menos tempo que eu.
Percebo que não preciso ir muito longe pra "curtir" a vida, pra fazer meu coração sentir alguma coisa, nem usar de nenhum produto pra me libertar. No máximo umas besteirinhas e refrigerante quando eu e meus amigos jogamos R.P.G. (Role Playing Game).
Viajar (fisicamente falando) é bom mas tem tanta coisa pra se fazer aqui ainda... Vejo muitas pessoas tentando se encontrar no exterior, quando na verdade a busca é interna...
Buscar um emprego no exterior é muito válido, eu mesmo o faria se eu visse uma oportunidade ou sentisse necessidade. "Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais!" lembro dessas palavras ainda hoje, de quando eu via esse desenho num videocassete (Mogli, o Menino Lobo) e isso me fez pensar muita coisa:
Por que acumular mais do que eu preciso se quando eu desencarnar eu não vou levar nada comigo?
Por segurança talvez, o futuro só Deus sabe, mas por que ser tão exagerado?
Viver bem, com conforto são metas minhas, mas eu sinceramente não sei o que eu faria se eu tivesse muito mais do que eu preciso pra me sustentar...
Talvez um frenesi de comprar todas as bugingangas tecnológicas que eu admiro, action figures, filmes e livros antigos, quadrinhos e etc...
Mas uma hora isso ia parar... Ou até o dinheiro acabar ou até eu ter tudo o que eu desejo.
Mas e dai?
Dai que eu poderia ajudar os outros com esse excesso... Mas quantos fazem isso? Se fazem por que o fazem?
Uma vez vislumbrei um lugar que eu pudesse misturar as coisas que gosto e fazer alguma obra de caridade.
Tem tanto a se fazer por aqui que eu acho que seria uma falta minha perceber isso e nada fazer...
Reparo tanto nas coisas que ninguém mais vê que existem momentos que me sinto acordado entre pessoas dormindo...
Parece presunção minha, talvez seja mesmo, e peço desculpas se o for.
O maior mundo que quero desbravar está dentro de mim. As coisas que quero conquistar não são materiais.
Ok, algumas delas são, mas são representações físicas de algo muito maior.
Meu sonho como profissional de artes visuais é fazer trabalhos que toquem o coração das pessoas da mesma maneira que sou tocado por tantas obras que tenho contato.
"Agora eu sou poeta, vendo o homem a caminhar:
o lar do passarinho é o ninho, e não o ar."
Meu lugar é onde meu coração está, e ele está bem aqui, com as pessoas que eu amo e onde acho que posso ser útil.
"Mas eu vou ficar no Brasa porque o Brasa é minha casa, casa do meu coração.
Mas eu vou ficar no Brasa porque o Brasa é minha casa e a minha casa só precisa de uma boa arrumação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário